quarta-feira, 6 de maio de 2015

Jovino Santos Neto Quinteto

O pianista e compositor brasileiro Jovino Santos Neto formou o que viria ser seu Quinteto em 1993, logo após sua chegada a Seattle, onde vive desde então. 


Recém saído do grupo de Hermeto Pascoal, onde havia passado 15 anos de um aprendizado intenso com o mestre albino, Jovino logo começou a compor para seu novo grupo. Em 1997 lançou seu primeiro disco, Caboclo, com a participação especial de Airto Moreira. Em 2000 gravaram seu segundo CD num concerto ao vivo na cidade de Olympia, e em 2004 o seu terceiro CD Canto do Rio foi indicado ao prêmio Grammy Latino como melhor álbum de jazz do ano.



Agora, após 22 anos e outros discos lançados (o mais recente é Corrente, de 2012), o Jovino Santos Neto Quinteto é considerado como um dos grupos instrumentais mais marcantes dos Estados Unidos. Jovino continua a compor e arranjar temas exclusivos para sua formação atual: Jovino Santos Neto – piano, flauta, escaleta, percussão; Ben Thomas – vibrafone, bandoneon; Chuck Deardorf – baixo; Mark Ivester – bateria e Jeff Busch – percussão.


·      


O Quinteto já se apresentou em Nova Iorque, San Francisco e em muitos locais na região de Seattle. Em 2011 recebeu o prêmio Golden Ear Award como o melhor grupo acústico de jazz de Seattle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário