quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Jovino Santos Neto é atração do 2ª Festival Jazz & Blues do Sesc São Paulo

Músico brasileiro que vive em Seattle, EUA, se apresentará nas unidades do Sesc em São Caetano, Sorocaba, Ribeirão Preto e Rio Preto com músicos e convidados especiais.  


Jovino Santos Neto intensidade criativa

O pianista, flautista e compositor Jovino Santos Neto, reconhecido como um dos mais talentosos discípulos de Hermeto Pascoal e habitante desde 1993 da cidade americana de Seattle, desenvolve sua carreira em múltiplos segmentos. Toca e compõe do jazz à música de câmara, mas sem nunca se afastar da essência brasileira em seus trabalhos. Atua como professor de piano e composição no conceituado Cornish College of the Arts e participa, ainda de trabalhos com músicos do mundo inteiro.

Jovino já tem vários CDs lançados no mercado internacional. Recebeu três indicações para o Grammy Latino pelos trabalhos Canto do Rio (2004), Roda Carioca (2006) e Live at Caramoor (2009). Em 2008 ele produziu Alma do Nordeste, uma viagem musical pela essência da música nordestina. Em 2010 ele lançou nos EUA pela gravadora Adventure Music “Veja o Som”, um CD duplo com duetos gravados com 20 artistas diferentes, entre eles João Donato, Joyce, Paula Morelenbaum, Paquito d’Rivera, Gretchen Parlato, Bill Frisell e muitos outros. Este trabalho recebeu inúmeros elogios da imprensa nos Estados Unidos.

Jovino editou e lançou através da famosa Universal Edition de Viena, Tudo é Som, o primeiro de uma série de livros de partituras de Hermeto Pascoal e a também a World Music Brazil, um livro de partituras com música folclórica brasileira.

Suas composições unem o arrojo e a modernidade harmônica com ritmos tradicionais brasileiros como o samba, o baião, o xote e o maracatu, abrindo espaços para a expressão da sensibilidade artística dos músicos com quem Jovino divide os palcos e os estúdios. Como pianista, Jovino exibe uma técnica segura aliada a um toque delicado e energético ao mesmo tempo.

A gravação mais recente de Jovino é um disco inteiramente dedicado ao piano solo. Lançado pelo selo Adventure Music como o quarto volume parte da série Adventure Piano Masters, foi gravado em Nova Iorque num piano Fazioli, considerado um dos instrumentos mais completos do mundo.

O Festival Jazz & Blues do Sesc dá a oportunidade de Jovino mostrar para o público paulista seu trabalho e a maneira gentil e calorosa com que troca experiência com outros músicos. “A cada ano que passa, meu universo artístico se expande. Ouço com respeito nossa herança de séculos de música brasileira, aprendo e brinco com os estilos musicais de todo o mundo, e projeto meu DNA musical em minhas composições e arranjos”, conclui Jovino que para a temporada paulista forma sua banda com o baterista Edu Ribeiro e o contrabaixista Dudu Lima. O trio vai ser complementado ainda por dois convidados muito especiais: o bandolinista paulista Danilo Brito e a cantora brasiliense Joana Duah. Essa diversidade de timbres e estilos vai permitir a Jovino alternar momentos delicados de duetos com a energia de um quinteto a todo o vapor.

Festival Jazz & Blues

14/08 – Sesc São Caetano  - Jovino Santos Neto - Piano Solo

17/08 – Sesc Sorocaba - Jovino Santos Neto acompanhado pelo baterista Edu Ribeiro e o contrabaixista Dudu Lima

21/08 – Sesc Riberão Preto – Jovino Santos Neto acompanhado pelo baterista Edu Ribeiro e o contrabaixista Dudu Lima

23/08 – Sesc Rio Preto – Jovino Santos Neto acompanhado pelo baterista Edu Ribeiro e o baixista Bruno Migotto


Produção Executiva: Guria Arte & Cultura





Nenhum comentário:

Postar um comentário